Clareando a Cia Teatro Lumbra De Animação
A Cia Teatro Lumbra é um grupo organizado de encenadores teatrais e artistas, sediados na capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre.

Criada e coordenada pelo pesquisador, cenógrafo e ator/bonequeiro Alexandre Fávero, desde o ano de 2000, desenvolve, permanentemente, a pesquisa e o experimentalismo avançado da dramaturgia do teatro de animação.

As montagens de espetáculos da Companhia e seus projetos de difusão são sempre associados aos temas da cultura brasileira e ao experimentalismo das linguagens expressivas dos mais distintos gêneros do teatro de animação.

No repertório da Companhia é possível perceber a fusão de diferentes conceitos estéticos de arte, combinadas a um aprofundamento científico, filosófico, psicológico e derivando ao sobrenatural e ao metafísico, tornando cada espetáculo uma experiência singular ao espectador, seja criança ou adulto.

O resultado dessas atividades teatrais promovidas e desenvolvidas pela Companhia Teatro Lumbra, nas inúmeras temporadas e participações em festivais do gênero, têm possibilitado uma abrangência cada vez maior e mais expressiva de público e também nos mais diferentes meios de comunicação e mídias. Nessa dinâmica de criar e desconstruir conceitos, nas suas obras de arte, a Companhia tem aperfeiçoado suas tecnologias alternativas e seu método de trabalho artesanal, transformando idéias em espetáculos, realizando cursos de teatro de animação, projetando sombras nas telas de cinema, realizando filmes, vídeos, shows musicais, demonstrações, prestando assessorias e principalmente ousando nas novas experiências.

A equipe da Cia Teatro Lumbra entende que, na medida em que avança em direção a novas descobertas, está construindo e colaborando com a existência da arte no país, projetando a nossa riqueza cultural para o mundo e tornando o trabalho diário uma ação dinâmica, permanente e genuinamente brasileira.

Veja a trajetória da Companhia nos currículos.

LUMBRA é:
LUz – z = LU + soMBRA – so = LUMBRA

DESLUMBRAMENTO substantivo masculino
ato ou efeito de deslumbrar(-se); deslumbre
1 - turvação da vista causada por excesso de luz, brilho ou por outros fatores (p.ex., vertigem)
2 - Derivação: sentido figurado.
estado de espírito de quem é tomado por viva admiração; encantamento, assombro
2.1 - Derivação: por extensão de sentido.
objeto de admiração, aquilo que provoca fascínio ou sedução; encanto, maravilha
3 - Derivação: sentido figurado.
perturbação do entendimento; alucinação, obcecação

DESLUMBRADO adjetivo
1 - que se deslumbra ou deslumbrou
1.1 - cuja vista se ofusca por excesso de luz ou brilho; encandeado
1.2 - que tem o entendimento perturbado; alucinado
1.3 - que se encanta; assombrado, fascinado, maravilhado

adjetivo e substantivo masculino (sXX)
Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
2 - que ou quem se deixa ingenuamente fascinar por algo que lhe falta (p.ex., riqueza, inteligência etc.)
3 - que ou aquele que, por demonstrar excessivo entusiasmo por alguma coisa, é visto como pessoa tola, destituída de crítica

ALUMBRAMENTO substantivo masculino
ação ou efeito de alumbrar(-se)
1 - Diacronismo: antigo.
engano do espírito ou da mente; ilusão
2 - Derivação: por extensão de sentido.
sopro criador; revelação, inspiração
3 - Derivação: sentido figurado. Estatística: pouco usado.
estado de quem se deslumbra; maravilhamento

ALUMBRADO adjetivo
que se alumbrou
1 - posto sob a luz; iluminado
2 - Derivação: sentido figurado.
que se encontra maravilhado, deslumbrado
3 - Derivação: sentido figurado.
que está espiritualmente iluminado; inspirado, visionário
n substantivo masculino
Rubrica: história da religião.
4 - membro de seita desenvolvida na Espanha (sXVI), na ordem de São Francisco, que pregava só existir a perfeição na oração e na contemplação das coisas divinas, desprezando os sacramentos e as boas obras, e afirmava serem seus seguidores iluminados pelo Espírito Santo