Fabiana Bigarella

fabiana@clubedasombra.com.br

Gaúcha, nascida em Caxias do Sul no ano de 1972.
Psicóloga e Arteterapeuta

Psicóloga formada pela UNISINOS, em 2000 e pós-graduada em Arteterapia pela CENTRARTE, em 2007.

Como estudante de psicologia realizou estágios em hospitais, postos de saúde, empresas, instituições governamentais e escolas. Depois de formada atuou em escolas particulares, prefeituras, consultório particular e como voluntária em projetos sociais e na Fundação Thiago de Moraes Gonzaga.

Na área hospitalar trabalhou com saúde mental no Hospital Psiquiátrico São Pedro, realizando atividades com grupos, utilizando a arte como um meio de expressão e comunicação, valorizando a linguagem não verbal.

Nos postos de saúde desenvolveu atividades junto à coordenação de DSTs e AIDS do município de Porto Alegre, onde coordenou e preparou grupos comunitários para a formação de multiplicadores de informações em DSTs e AIDS. Elaborou projetos para o Ministério da Saúde e organizou e produziu eventos e encontros da área de saúde.

Nas empresas orientou, avaliou, treinou e acompanhou grupos, visando o desenvolvimento de suas habilidades e competências para o mundo do trabalho.

Nos projetos sociais realizou e preparou grupos comunitários de orientação sócio-familiar, organizando e ministrando oficinas e dinâmicas de grupo. No Programa Família Cidadã do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, realizou trabalhos com grupos visando multiplicar ações pela vida e grupos de convivência.

Na área de Educação atuou junto à comunidade escolar, realizando atendimento, acompanhamento, orientação e intervenção focal e processual junto aos diversos atores institucionais. Desenvolvendo atividades de caráter preventivo quanto à convivência grupal e individual. Planejando e realizando encontros, grupos, reuniões, oficinas, palestras, dinâmicas. Organizando ações de educação, cursos de formação e capacitação. Planejamento, implantação e desenvolvimento na área de Gestão de Pessoas nas escolas.
Exerceu durante três anos, a coordenação de grupos de apoio a pais que perderam filhos na Fundação Thiago de Moraes Gonzaga em Porto Alegre/RS.

No consultório particular realiza atendimentos psicoterapêuticos de crianças, adolescentes e adultos. Utilizando as técnicas expressivas como facilitadoras do resgate do processo criativo, através do caminho expressivo e singular de cada indivíduo valorizando as suas experiências atuais e passadas. Buscando com isso o favorecimento da criatividade e da expressão da subjetividade.

Atualmente, também trabalha como organizadora de ambientes, utilizando a arte como recurso de valorização, cuidado e transformação dos ambientes residências e comerciais, auxiliado no ganho de qualidade de vida e organização no dia-a-dia de pessoas e de empresas.

Na Cia Lumbra, colabora com a investigação dos processos cognitivos nos espetáculos e a inter-relação de seus significados, códigos, valores e conteúdos, participando da criação de imagens simbólicas e potencializando ações de cada uma dessas diferentes, mas complementares áreas.

Utiliza o teatro de sombras como um instrumento de pesquisa das relações do público com o mundo simbólico da arte, participa e assessora as vivências com o teatro de sombras e a direção dos espetáculos da Companhia.

Desenvolve formas criativas de associar os processos de autoconhecimento e expressividade à dramaturgia do teatro de animação, buscando uma integração mais ampla entre a Arte e a Psicologia na dimensão metafísica das experiências.

Através dessas experiências práticas, escreve artigos para o Clube da Sombra, colabora para a difusão da arte e dos conhecimentos intuitivos e desenvolve a pesquisa em Sombraterapia – vivência com sombra, que utiliza os recursos do teatro de sombras e da arteterapia na sensibilização dos sentidos, visando o desenvolvimento do potencial humano, através da busca do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal e coletivo.

Imagens de trabalhos