Repertório
Projetos
Clube da Sombra
Cia Teatro Lumbra
Alexandre Fávero
clube@clubedasombra.com.br
+55 51 34469134
+55 51 99785657


Brasileiro, natural de Santiago/RS, nascido em 1971.

É cenógrafo, diretor, pesquisador, encenador, ator, sombrista, diretor de arte, produtor, aderecista, bonequeiro e cenotécnico com registro profissional no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversoes do Estado Rio Grande do Sul – SATED/RS. É fundador da Companhia Teatro Lumbra de Animação, do Clube da Sombra Criaçoes e Produçoes Artísticas LTDA e da Carta Zero Produtora de Arte. É associado da AGTB – Associaçao Gaúcha de Teatro de Bonecos desde 1999.

Iniciou a carreira artística em 1987 assinando criaçoes para as artes gráficas e atuou no teatro amador de Porto Alegre/RS. Em 1995 atuou profissionalmente no teatro como cenógrafo e cenotécnico. Além da constante pesquisa com as artes plásticas, incluindo experiencias com a fotografia e instalaçoes plásticas, tem participado da cena nacional com a criaçao, produçao e direçao de encenaçoes em diferentes eventos culturais e empresariais. Desenvolve trabalhos de pesquisa avançada nos temas para as encenaçoes e na estética do espetáculo, coordena e executa a produçao de suas obras, colabora na formaçao de público e na formaçao técnica no teatro de animaçao.

Recentemente foi premiado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS na categoria de MELHOR ILUMINAÇÃO com os troféus Açorianos de Teatro Adulto/2007 e Tibicuera de Teatro Infantil/2007 pela criaçao e técnica de iluminaçao dos espetáculos de sombras “A SALAMANACA DO JARAU” e “AUTO LUMINOSO DE NATAL”, trabalhos em que atua e produz com a equipe da Cia Teatro Lumbra e também assina a dramaturgia e a direçao. Recebeu em 2006, no VI Festival de Teatro de Resende/RJ, o Troféu Puri pela pesquisa de linguagem e produçao artística no teatro de sombras. Criou, desenvolveu e encenou diversas cenas em teatro de sombras para produtoras de televisão de São Paulo e do Rio de Janeiro. As mais recentes foram as participaçoes com criaçoes de cenas em teatro de sombras para o programa televisivo TELECURSO 2000, da Fundaçao Roberto Marinho/REDE GLOBO DE TELEVISAO.

Em 2006 criou cenas para os diversos episódios do documentário “Danças Brasileiras”, com apresentaçao do artista multimídia Antonio Nóbrega, para o CANAL FUTURA e produçao da TURNER e GIROS Produçoes do RJ. Em Porto Alegre/RS tem participado de várias produçoes de documentários e especiais televisivos para a RBS TV e para a TVCom. No cinema criou cenas e participou como sombrista no filme longa-metragem “Cerro do Jarau”, vencendor do prêmio de direçao de arte no 9o Cine PE, prestigiado festival de cinema de Recife/PE, com direçao de Beto Souza, direçao de arte de Eduardo Antunes e produçao da Pedra Filmes, de Porto Alegre/RS. Tem participado de eventos internacionais, shows musicais e campanhas corporativas, criando, produzindo e executando teatro de sombras com singular requinte estético em diferentes e inusitados formatos.

Em 2003 recebeu cinco indicaçoes e os troféus Tibicuera de Teatro Infantil, em Porto Alegre/RS, de MELHOR DIREÇÃO, MELHOR ILUMINAÇÃO e TRILHA SONORA (Gustavo Finkler) e os troféus Isnard Azevedo de Teatro Infantil, em Florianópolis/SC, de MELHOR DIREÇÃO e MELHOR ILUMINAÇÃO, pelo espetáculo de teatro de sombras ”SACY PERERÊ – A Lenda da Meia Noite”.

No ano de 1999, recebeu, com o diretor Jessé Oliveira, o Troféu Isnard Azevedo de MELHOR ESPETÁCULO DE RUA, no Festival Nacional de Teatro de Florianópolis/SC, onde criou e realizou cenografia e adereços do espetáculo “A Guarda Cuidadosa”. Em 1998 criou e executou cenário e adereços do espetáculo musical “O Fantasminha da Ópera”, com direçao de Camilo de Lélis, indicado para o Troféu Tibicuera de Melhor Espetáculo e Cenário de Teatro Infantil.

Em 1997, recebeu da Prefeitura de Porto Alegre/RS o troféu Açorianos de Dança de MELHOR CENÁRIO pelo espetáculo “Só Podia Ser Mulher”, de Airton Tomazzoni. Produziu e atuou em espetáculos de teatro de animaçao promovidos e financiados pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretara Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, com direçao de Mário de Ballenti, participando de diversas campanhas, eventos e festivais no RS.

Na sua estréia profissional no teatro recebeu em conjunto com a equipe de produtores o Troféu Açorianos de Teatro Adulto de MELHOR PRODUÇÃO, no ano de 1995, pela criaçao e execuçao de adereços da Ópera-pop “Jacobina, Uma Balada Para o Cristo Mulher”, com direçao de Camilo de Lélis, participando do Festival Cultural Caminhos do Prata em Montevidéu/Uruguai e outros diversos eventos culturais.

Como sócio-fundador da produtora CARTA ZERO, especializada em teatro empresa, já conquistou vários prêmios em eventos promovidos pela Associaçao Gaúcha da Qualidade/AGQ, criando, dirigindo, produzindo espetáculos e atendendo empresas e grupos corporativos como GERDAU RIOGRANDENSE, SPRINGER CARRIER, ABRH, ASEA BROWN BOVERY, SINEPE/RS, GRUPO MARTINS, UFRGS, CORSAN, AES SUL e outras. No mercado gaúcho cria e executa projetos artísticos para espetáculos de diversos diretores de Porto Alegre e grupos do interior do estado.

Atualmente dirige os projetos artísticos da CIA TEATRO LUMBRA DE ANIMAÇÃO, onde realiza pesquisas e experimentaçoes no teatro de animaçao (Sombraterapia, vivencias expressivas, performances), montando espetáculos experimentais (Experimento Transapiens, Sombrurbanas, Sombrazilis e projetos coletivos) e profissionais (A Salamanca do Jarau, Auto Luminoso, Sacy Pererê, Tribuliço), dirigindo vídeos promocionais, ministrando cursos e realizando vivências teatrais para artistas, educadores e empresas. Desenvolve experiencias criativas e originais utilizando curiosas ferramentas cênicas (Bolha Luminosa) e a dramaturgia do teatro de animaçao, onde funde os conceitos transversais da arte com a ciência, a cultura popular, a filosofia, a psicologia e o sobrenatural.

Além de representar o RS em festivais internacionais, desenvolver pesquisas de linguagem e da estética da arte, criar e produzir novos projetos e colaborar para a difusão da arte do teatro de animaçao, dedica-se a escrever um livro sobre a linguagem das sombras e dirige o portal dinâmico da arte do teatro de sombras, o Clube da Sombra, onde é editor do informativo eletrônico Sombrazine e de artigos sobre a estética da arte.

Premiações

TROFÉU AÇORIANOS DE DANÇA/1997 Porto Alegre/RS
MELHOR CENOGRAFIA para o espetáculo “Só podia ser mulher”

TROFÉU TIBICUERA DE TEATRO INFANTIL/2002 Porto Alegre/RS
MELHOR DIREÇÃO e MELHOR ILUMINAÇÃO para o espetáculo ”Sacy PererÊ – A Lenda da Meia-Noite”

TROFÉU ISNARD AZEVEDO DE TEATRO INFANTIL/2003 Florianópolis/SC
MELHOR DIREÇÃO e MELHOR ILUMINAÇÃO ”Sacy Pererê – A Lenda da Meia-Noite”

TROFÉU PURI DE TEATRO/2006 Resende/RJ
PESQUISA DE LINGUAGEM pelo conjunto da obra

TROFÉU TIBICUERA DE TEATRO INFANTIL/2007 Porto Alegre/RS
MELHOR ILUMINAÇÃO para o espetáculo “Auto Luminoso de Natal”

TROFÉU AÇORIANOS DE TEATRO ADULTO/2007 Porto Alegre/RS
MELHOR ILUMINAÇÃO para o espetáculo “A Salamanca do Jarau”


Imagens de trabalhos

 




< Voltar
© Clube da Sombra (51) 3446 9134 / (51) 9978 5657 / clube@clubedasombra.com.br