Flávio Silveira
flavio@clubedasombra.com.br

Brasileiro, natural de Porto Alegre/RS, nascido em 1962.

Ator-manipulador, sombrista, contra-regra, cenotécnico e aderecista

Recentemente participou do Projeto “Palco Giratório/2007” do SESC, com o espetáculo “Sacy-Perere- A Lenda da Meia-Noite”,com a intervençao cenica “Bolha Luminosa”e a oficina “Vivencia no Teatro de Sombras”, dirigidas por Alexandre Fávero em 15 estados brasileiros. Também com a Cia Teatro Lumbra/Clubedasombra tem participado de eventos nacionais como o “Festival de Inverno de Mariana e Ouro Preto/MG".

Com o experimento “Bolha Luminosa” fez apresentaçoes para o "SINEPE"(Congresso das Escolas Particulares do RS), e do " 8o Salao de Extensao-UFRGS".

Ainda em 2007 estreou o espetáculo “A Salamanca do Jarau” com direçao de Alexandre Fávero.
Em 2006, participou com o espetáculo “Sacy-Perere”, do “Projeto  SESI Bonecos do Brasil” em Nova Iguaçu/RJ e do “6o Festival de Teatro de Resende/RJ” , onde recebeu o “Premio de Incentivo a Pesquisa”.

Com o espetáculo de bonecos “Tribuliço e o Guardiao da Mata”, se apresentou em vários eventos no RS, “Turne do Dia Mundial da Água(CORSAN)”,"Turne Escola Auto Sustentável" –Ijuí/RS,"16aFeira Latino Americana de Artesanato-Porto Alegre/RS” e nas “ Feiras do Livro de Campo Bom/RS e Sao Leopoldo/RS”. Ainda em 2006, estreou a esquete “Experimento Transapiens”, no" Festival de Esquetes” no Rio de Janeiro e no “17o Salao de Artes Plásticas da Câmara de Vereadores” de Porto Alegre/RS.

Em 2005 com a Cia Teatro Lumbra/Clubedasombra participou do “FENATIB"-Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau/SC e do “6oFestival Internacional de Teatro de Bonecos-Belo Horizonte/MG”, e do “4o Festival Catarinense de Teatro de Bonecos-Rio do Sul/SC”, todos com o espetáculo “Sacy-Perere- A Lenda da Meia-Noite”.

Na ”50a Feira do Livro de Porto Alegre/RS” apresentou o espetáculo”Tribuliço e o Guardiao da Mata”. Neste mesmo ano,utilizando o teatro de sombras , participou de  eventos diversos, como shows musicais(Feira do Livro Morro Heuter/RS), teatro para empresas(Gerdau-Sapucaia do Sul/RS) e do “Festival Espetacular de Teatro de Bonecos-Curitiba/PR”.

Executou cenas no documentário televisivo"170 anos,Farrapos além do Rio Grande" para a RBS-Porto Alegre/RS.

Com a Cia teatro Lumbra, no ano de 2004, realizou como sombrista, o documentário”Danças Brasileiras” para o Canal Futura com a participaçao de Antonio Nóbrega.Participou também do longa-metragem”Cerro do Jarau”, dirigido por Beto Souza- Porto Alegre/RS.Também côa a Cia Teatro Lumbra e a produtora Carta Zero, participou como ator de diversas produçoes, incluindo shows musicais, demonstraçoes públicas e atividades educativas.

Atuando como ator-manipulador e cenotécnico do espetáculo de sombras “Sacy-Perere”, conquistou 5 indicaçoes juntamente com o diretor Alexandre Fávero,que recebeu os “Troféus Tibicuera de Teatro Infantil/2002 de Melhor Direçao, Melhor Iluminaçao e Melhor Trilha Sonora(Gustavo Finkler)”
Desde 1998 participa como ator da “Procissao da Paixao de Cristo” no Morro da Cruz, com direçao de Camilo de Lélis.

Em 1996, atuou como contra-regra,cenotécnico, além de executar efeitos especiais no premiado espetáculo”A Bota e sua Meia” com direçao de Camilo de Lélis, participando de diversos festivais nacionais(Sao Paulo,Acre,Mato Grosso do Sul e Paraná) e internacionais(Argentina, Alemanha e Portugal).

Neste mesmo ano começa a trabalhar com teatro de bonecos no espetáculo “O Santo Remédio” com direçao de Luis Fernando Moojen e como contra-regra no espetáculo infantil “O Fantasminha da Ópera” de Camilo de Lélis, que recebeu indicaçao para o Troféu Tibicuera de Melhor Cenário.

Em 1995,trabalhou como contra-regra no espetáculo musical adulto”Jacobina uma Balada para o Cristo Mulher”, com direçao de Camilo de Lélis, premiado com o “Troféu Açorianos de Melhor Produçao”.

Em 1994, começa sua carreira no teatro, atuando como cenotécnico na produçao cenográfica do espetáculo musical “Singular” da cantora Flora Almeida com direçao de Delmar Mancuso.

Imagens de trabalhos