Roger Lisboa

roger@clubedasombra.com.br
+55 51 9238.6238

Brasileiro, natural de Porto Alegre/RS, nascido em 1975.

Principais atividades: ator-sombrista, bonequeiro, fotógrafo, videografista, web designer, músico e escultor.

Bacharel em Artes Visuais pela UFRGS, em 2001.

Como videografista, realizou a direção e produção de vídeos experimentais, utilizando escultura e arte digital. Participou de salões e mostras nacionais, como o "VIII Festival Nacional de Vídeo", Salvador/Ba, 2003 e o "XVII Salão de Artes Visuais da Câmara Municipal de Porto Alegre", em 2006.

Integra a Cia Teatro Lumbra/Clube da Sombra desde 2004. Produz e atua em trabalhos audiovisuais e festivais de teatro espalhados pelo Brasil. Desde 2007 participa como sombrista do espetáculo adulto de sombras "A Salamanca do Jarau". Integra desde 2011 o elenco do premiado espetáculo infantil de teatro de sombras "Sacy Pererê - A Lenda da Meia-Noite". Em outubro de 2012, representou o Brasil na performance experimental "EXPLUM", na cidade de Schwabisch Gmund/Alemanha. Em 2014, participou como ator/sombrista do projeto Bolha na Copa, com a "Bolha Luminosa".

Como produtor musical, criou trilhas sonoras para os espetáculos "Folguedo das Sombras" e "Poemas Noturnos", ambos produzidos em 2009 pela Cia Teatro Lumbra.

Como fotógrafo, participou de mostras de artes visuais entre 2006 e 2012 , com destaque para a "Feira de Arte Contemporânea Desvenda". Em 2012 produziu, ao lado do colega Alexandre Fávero, o projeto "MOVIMENTO ESCURO", com fotografias de longa exposição (www.clubedasombra.com.br/movimentoescuro).

E desde 2005, difunde as artes visuais e o teatro de animação por meio da criação e direção artística do site Clube da Sombra, da Fanpage do Clube da Sombra no Facebook e dos vídeos da Cia Teatro Lumbra no Youtube.

Imagens de trabalhos