Logo #07 DramaSombra
Alexandre Fávero
18.04.2011 - Dramaturgia da Sombra - Conceitos, técnicas e estética

O sombrista e diretor da Cia Teatro Lumbra de Porto Alegre/RS/Brasil, Alexandre Fávero, iniciou no mês de março o projeto Dramaturgia da Sombra - Conceitos, técnicas e estética na arte criativa do teatro de sombras. Iniciativa contemplada com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegreatravés do Fumproarte - Bolsa de Estudos Décio Freitas 2010/2011 para a continuidade de sua pesquisa artística com a arte das sombras em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no Brasil e em outros países da América do Sul.

A pesquisa possui pretensões amplas de investigação, difusão e o compartilhamento de conhecimentos sobre essa arte em diferentes campos de ação e pontos devista, mas concentra-se nos aspectos mais regionais, sem deixar de flertar com conceitos e artistas de outros continentes.

Com base na informação, na formação técnica e na formação de público, a Cia Lumbra fundamentou seu trabalho para impulsionar novas experiências, o compartilhamento de conceitos e processos no campo da pesquisa estética, daciência aplicada e da criatividade nas artes do teatro de animação com o gênero da sombra, para ampliar sua potencialidade e recursos expressivos.

Investigação que indicou caminhos através de um mapeamento básico de conhecimentos transversais para aplicá-los na prática e que agora ganham uma dimensão e umadifusão amplificada por meio da inventividade e das tecnologias disponíveis que esse projeto pretende.

Esse trabalho tratará o tema de forma aberta e participativa, propagando por meio do blog http://www.dramasombra.blogspot.com/ ideias, textos e imagens sobre os rudimentos envolvidos no processo reflexivo e nacriação com o teatro de sombras da Cia Teatro Lumbra, além de coletar referências de outros artistas e pensadores, colaborando para a criação de um banco de dados e conhecimentos, para compartilhar da forma mais ampla possível.

A pesquisa financiada pela bolsa Décio Freitas/Fumproarte se desenvolve no período de 10 meses, com previsão de conclusão para o mês de janeiro de 2012. A partir dessa data, a continuidade fica a cargo dos recursos próprios da produtora Clube da Sombra, de investidores privados e de outras leis de incentivo.