15.08.2011 - Alumbramentos de um corpo em sombras - UDESC

Fabiana Lazzari de Oliveira, atriz e produtora gaúcha, radicada em Florianópolis, faz sua defesa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Teatro pelo CEART - UDESC no dia 24/08/2011 às 13h30 onde apresentará o estudo teórico-prático sobre o ator-sombrista da Companhia Teatro Lumbra de Animação entitulado Alumbramentos de um corpo em sombras: o ator da Companhia Teatro Lumbra de Animação.

Segundo a pesquisadora "a intenção foi entender as relações que ligam o ator-animador à silhueta, à sombra de seu corpo, à sua voz, ao seu corpo e como se estabelecem essas relações no processo de criação no Teatro de Sombras considerando os elementos: espaço, iluminação, dramaturgia e cenografia. É uma pesquisa qualitativa exploratória tendo como base a pesquisa bibliográfica, o levantamento de dados e o estudo de caso.

Fez-se a pesquisa de campo com os integrantes da Companhia Teatro Lumbra de Animação para que, além de explorar teoricamente os processos criativos do trabalho do ator-animador, também se pudesse perceber como o corpo age no ofício da animação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os integrantes, documentos da Companhia Teatro Lumbra de Animação, com o diário de bordo dos processos criativos, fotografias, vídeos, e textos escritos pelos integrantes da mesma. O resultado do trabalho traz algumas considerações importantes sobre as bases necessárias para o trabalho desses atores e mostra que a experimentação é o principal recurso para
quem quer se aprofundar e buscar o caminho das sombras."

O diretor Alexandre Fávero e a arteterapeuta Fabiana Bigarella estarão presentes em Florianópolis para prestigiar esse importante registro da arte do sombrista na história do teatro de animação brasileiro. A Cia Teatro Lumbra e o Clube da Sombra Produções Ltda comemoram com todos os seus colaboradores e com a UDESC a conquista da amiga Fabiana Lazzari de Oliveira.

Um prêmio para nós, sombristas gaúchos, que completamos mais de uma década de pesquisas, experimentações e produções com a arte das sombras.

Contatos com Fabiana Lazzari de Oliveira