08.03.2012 - LabLux - Software de iluminação da UNICAMP

O software LabLux  versão 1.01 é uma ferramenta muito interessante e simples de trabalhar. Está funcionando on line com todos os seus recursos e pode auxiliar os profissionais e amadores a montarem seus pequenos projetos.

Não tenho experiência profissional com projetos e mapas de iluminação cênica convencional, mas ao experimentar o programa a sensação que tive é a de brincar com um jogo de montar. É um recurso profissional, mas nem por isso deixa de ser divertido e bem mais rápido de organizar as ideias se comparado aos antigos processos artesanais com papel, lapiseira e réguas.

Segundo o seu criador, o professor e lighting designer Valmir Perez, do Laboratório de Iluminação da Unicamp, ainda não é possível salvar os projetos, mas é possível imprimir planta e planilha e ainda  salvá-los em extensão PDF utilizando as tão comuns impressoras virtuais (softwares que são instalados como impressoras e permitem salvamento de documentos em extensão PDF). Dessa forma é possível o arquivamento e distribuição desses projetos.

Para quem deseja experimentar e ter um recurso gratuito e em língua portuguesa para seus pequenos projetos de iluminação cênica é só acessar:

No site do Laboratório de Iluminação, logo na primeira página, também existe um link para esse endereço.

No endereço http://www.baixaki.com.br/categorias/190-pdf.htm é possível baixar impressoras virtuais.

Contatos com o Laboratório de Iluminação da Unicamp