03.07.2012 - O Trabalho do ator no teatro de sombras

A Cia Teatro Lumbra celbra e informa que foi apresentada no mês de junho a monografia de Fabiana Lazzari de Oliveira, como requisito à obtenção do grau de Licenciada em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas.

O trabalho de pesquisa A pré-expressividade no trabalho do ator no teatro de sombras apresenta considerações importantes sobre o trabalho do sombrista de três companhias de teatro de sombras: Gioco Vita (Piacenza, Itália), Cia Quase Cinema (São Paulo, Brasil) e Cia Teatro Lumbra (Rio Grande do Sul, Brasil). O orientador do trabalho foi o Prof. Ms. Paulo Balardim, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e a comissão examinadora foi integrada pelos professores Valmor Beltrame e Sandra Meyer, ambos membros da UDESC.

A pesquisa será publicado na íntegra, em breve.

RESUMO

O presente trabalho analisa a função da pré-expressividade do ator no Teatro de Sombras na contemporaneidade. Foram feitas análises dos elementos pré-expressivos que os grupos Teatro Gioco Vita, Cia. Teatro Lumbra de Animação e Cia. Quase Cinema utilizaram (mesmo que inconscientemente) para a  atuação nas respectivas obras:  Pepe e Stella, A Salambanca do Jarau e A Princesa de Bambuluá e estas, cruzadas com  os  “princípios que retornam” desenvolvidos pela Antropologia Teatral.

A metodologia é de natureza exploratória  e  utiliza-se da pesquisa bibliográfica,  do levantamento de dados e do estudo de caso. Na coleta de dados buscaram-se informações em documentos já escritos, tais como livros, dissertações, relatos, publicações de metodologias empregadas, vídeos fornecidos pelos grupos e  entrevistas elaboradas e executadas pelo pesquisador com os integrantes de três grupos.

Entre as considerações finais, detectou-se que a pré-expressividade tem uma importância significativa no trabalho prático do ator-sombrista. É a partir dela que ele ganha mais capacidades para dar ânima aos personagens/sombras.

Parabéns para o teatro de animação brasileiro.