20.06.2015 - A Salamanca do Jarau no interior do RS

Arte Sesc - Cultura por toda parte dá a largada pelo interior do estado, levando para as cidades de Esteio, Caxias do Sul, Três Palmeiras, Santa Maria, Pelotas e Gravataí o espetáculo de teatro de sombras “A Salamanca do Jarau”, entre os dias 23 de junho e 02 de julho. As apresentações fazem parte do Biênio Simoniano, em alusão aos 150 anos do nascimento e cem anos da morte do escritor gaúcho João Simões Lopes Neto.

Saiba mais sobre o espetáculo e a Cia Teatro Lumbra nos links:

No espetáculo de teatro de sombras para jovens e adultos, o gaúcho pobre Blau Nunes encontra com o guardião da salamanca do Cerro do Jarau, que lhe convida a passar por sete provas em troca de sete poderes. Blau entra na gruta, passa pelas provas e conhece uma princesa moura com aparência de feiticeira velha,que é a teiniaguá encantada pelo diabo indígena Anhangá-Pitã, a qual lhe oferece riquezas.

Blau nega e pede seu amor em troca, mas não é atendido. Ao sair da gruta, recebe do guardião um amuleto amaldiçoado com o qual faz fortuna, porém, é difamado e isolado. Arrependido, Blau devolve o talismã e com isso liberta o sacristão e a teiniaguá de uma maldição de 200 anos. Os dois líberos formam um casal que dáorigem ao povo gaúcho. O cerro se desfaz e Blau recupera a paz em sua vida. O espetáculo tem 48 minutos de duração.

Mais informações podem ser obtidas nas Unidades do Sesc/RS das cidades que recebem a atração.

Sobre o Biênio Simoniano – Considerado por estudiosos e críticos como o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul,Simões Lopes Neto será reverenciado, ao longo de 2015 e 2016, com uma série de homenagens. Em 2015 completam-se 150 anos do nascimento do escritor e em 2016,cem anos da sua morte. Pela importância dessas datas, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com a Prefeitura de Pelotas e o Instituto Simões Lopes Neto, criaram o projeto que resultou no decreto do biênio comemorativo. O Sistema Fecomércio-RS/ Sesc também aderiu à iniciativa e organizou, através Arte Sesc, uma série de ações relacionadas à obra do autor.

Turnê “A Salamanca do Jarau”

Teatro Lumbra (RS)

Direção, iluminação e cenografia - Alexandre Fávero

Sombristas - Alexandre Fávero, Flávio Silveira e Roger Lisboa

Trilha sonora - Bebeto Alves

Produção executiva e logística - Fabiana Bigarella

Produção artística - Clube da Sombra

Realização - Cia Teatro Lumbra

Turnê - SESC RS 2015

Esteio

Data:23/06 (terça-feira)

Horário: 19h30

Local:Casa de Cultura (Rua Padre Felipe, 900)

Entrada franca com distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo.

Caxias do Sul

Data: 24 de junho

Local: Teatro do Sesc (Rua Moreira César, 2462)

Entrada franca mediante retirada de ingressos no SAC.

Três Palmeiras

Data: 26 de junho

Horário: 19h30

Local: Centro Municipal de Eventos (Praça 12 de Maio, 763 – ao lado da Prefeitura)